Cata-treco evita que pelo menos 5 toneladas de lixo por dia sejam descartadas de forma irregular

ac819df5720a0a77f10df8385433d75d

Com mais de 150 bairros atendidos somente no primeiro semestre de 2021, o programa Cata-treco tem sido responsável por recolher e dar a destinação correta à uma média de 5 toneladas, por dia, de materiais inservíveis. A iniciativa é, atualmente, uma das principais ferramentas de limpeza pública utilizadas pela Prefeitura de Cuiabá.

Coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a ação oportuniza o descarte legal e seguro de objetos como sofá, cama, geladeira, porta, janela e outros que não possuem mais utilidade. A atividade conta com equipes externas, formadas por motoristas dos caminhões e ajudantes, e uma interna, que efetua o recolhimento das demandas no WhatsApp (65) 9 9243–6502 e pelo telefone (65) 3645-5518.

Atendemos o agendamento individual do cidadão e também o feito pelas lideranças comunitárias das Associações de Moradores, que solicita para um bairro inteiro. Quando o atendimento é para toda a comunidade, disponibilizamos pelo menos três caminhões, que percorrem todas as ruas recolhendo os materiais descartados”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Além de garantir à população maior facilidade para se desfazer dos objetos, o Cata-treco também é uma importante ferramenta de combate aos bolsões de lixo. Com a ajuda dessa atividade, a Limpurb conseguiu, por exemplo, diminuir de 300 para cerca de 38 o número de pontos utilizados para o despejo ilegal de lixo. Todas essas áreas são monitoradas e recebem constantes intervenções de limpeza.

O diretor de Resíduos Sólidos, José Adevair “Bolo” destaca ainda que o descarte incorreto, em terrenos baldios, pode gerar penalidades tanto para quem joga o lixo quanto para o proprietário que não tomou as devidas providências para evitar que a área se transformasse em bolsão. Segundo ele, por conta do crime ambiental, ambos podem receber multas que chegam até o valor de R$ 1,7 mil, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9.605/98.

“O Cata-treco recolhe em média cerca de 5 toneladas de materiais por dia. Isso sem contar as outras equipes que tiram materiais mais pesados em grandes bolsões de lixo. Antes do projeto, o número de materiais domésticos encontrados era muito grande. Hoje, são pequenos volumes que ainda coletamos nas beiras de ruas e córregos. Os moradores abraçaram a causa e nos ligam com mais frequência”, completa Bolo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br