Cachoeiras fomentam o turismo em Mato Grosso

856483

Cachoeiras fomentam o turismo em Mato Grosso

 
As muitas cachoeiras espalhadas pelos municípios de Mato Grosso são um dos atrativos de milhares de turistas que visitam o estado em busca de belezas naturais e aventuras em passeios incríveis. 
 
Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) é um dos destinos mais requisitados, já que possui as mais belas cachoeiras do estado, como a famosa Véu de Noiva, cartão postal da cidade e que impressiona com seus 86 metros de queda d'água incrustada no paredão, de frente para um vale. Lá, inclusive, é possível acompanhar o voo de algumas aves, como araras que habitam as fendas na rocha.
 
O Circuito das Cachoeiras também é muito procurado e fica dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O percurso é de de 7 km de trilha moderada e passa por cinco cachoeiras lindíssimas: do Pulo, Prainha, Degraus e Andorinhas, além das piscinas naturais. Em algumas o banho é permitido, com direito até a hidromassagem natural. O passeio, que dura o dia inteiro e exige a presença de um guia, termina na Casa de Pedra, uma pequena caverna esculpida pela natureza. 
 
Ainda próximo a Cuiabá, a apenas 85 km, na Serra de São Vicente, no Parque Estadual de Águas Quentes, onde fica situado o Hotel Mato Grosso Águas Quentes, além das águas termais, também existem belas cachoeiras, muito visitadas pelos turistas, como a do Maluco, Elefante e Arnaldo Figueiredo. Lá o turista tem a comodidade de ficar hospedado no hotel e fazer uma caminhada matutina até as cachoeiras. 
 
Um pouco mais a frente, o município de Jaciara (144 km de Cuiabá) abriga dezenas de cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, cânions, cavernas, grutas, trilhas e uma fauna e flora abundante. A região é propícia para aventuras nos esportes radicais. As cachoeiras mais famosas de Jaciara são a da Fumaça, com queda de 30 metros, dos Hippies e dos Bambus, perfeitas para a prática do rafting. 
 
“As belezas naturais de Mato Grosso atraem visitantes de todas as nacionalidades que buscam o contato com a natureza, e isso eles encontram no Parque Estadual de Águas Quentes com a beleza da região, nos passeios e nas vivências que experimentam no local”, garante a diretora de Marketing da Rede de Hotéis Mato Grosso, Adriana Aires. 
 
Ela destaca o potencial do turismo de Mato Grosso para a geração de emprego, renda e investimento por parte da grupo hoteleiro para melhor atender os visitantes, tanto nas Águas Quentes como no Pantanal, onde também possuem uma unidade. “Estamos sempre investindo no setor a fim de melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos hóspedes”, completa a diretora.  
 
Considerada a maior do estado, a cachoeira do Jatobá, em Vila Bela da Santíssima Trindade (536 km de Cuiabá ), possui queda livre estimada entre 260 a 280 metros e 15 metros de largura aproximada em época de chuva. Para chegar ao local é preciso percorrer um trajeto de trilhas íngremes de mais de 10 km a pé.
 
Outra cachoeira que pode ser visitada pelos turistas é a do Borá, no município de Guiratinga (328 km de Cuiabá). Fica próximo a Fazenda Alvorada, na região conhecida como Chapadão do Dantas, e é recomendado ser visitada em época de seca.
 
Em Rosário Oeste (150 km de Cuiabá), a cachoeira Serra Azul atrai muitos turistas pela beleza dos seus 46 metros de altura e um poço de seis metros de profundidade, com 30 metros de diâmetro. Para visitá-la é necessário muita disposição e fôlego para subir e descer cerca de 470 degraus de escadaria. Mas ao chegar compensa: o turista é recebido com uma brisa refrescante e uma bela visão da queda da cachoeira de cor azulada.
 
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br