Uma roda de conversa com os colaboradores do Abrigo do Bom Jesus e a terapeuta psicorporal e especialista em trauma Nadinne Strobel ‘Autoestima’ foi o tema central abordado pela convidada.
Nadinne Strobel é fundadora da ACAE – Academia da Autoestima. E durante o encontro com um grupo de colaboradores do abrigo , entre cuidadores, enfermeiros , auxiliares administrativo , psicólogo, gestores e outros , os participantes foram guiados por práticas simples de regulação emocional e vivências que despertam a autoconfiança, o respeito aos próprios limites e o fortalecimento da autoestima. De acordo com a monitora da roda de conversa, é necessário que todos , frequentemente, tenham uma pausa na rotina para cuidar da saúde emocional e se reconectar com aquilo que realmente importa.
Para o colaborador Alex Rangel Mendes, que faz parte da gestão administrativa e financeira do Abrigo, o encontro lhe trouxe uma visão encorajadora sobre a importância de acreditar em si mesmo , como prioridade central do seu círculo de vida. “ No dia a dia, muitas vezes, deixamos passar despercebido o quanto somos capazes e eficazes em tudo o que nos propomos a fazer — seja porque carregamos lembranças do passado que nos puxam para trás, seja porque nossa autoestima está abalada”, disse Alex Rangel, finalizando que o tema abordado serviu como um espelho para o seu autoconhecimento.
Escuta Ativa: As rodas de conversas acontecem no Abrigo a cada duas semanas e possibilitam encontros informais e colaborativos onde os participantes se reúnem num círculo para discutir temas relevantes, trocar ideias e construir soluções de forma horizontal e igualitária.
Para a conselheira e presidente da entidade, Márcia Ferreira, as rodas de conversas promovem a comunicação aberta, a escuta ativa e o compartilhamento de experiências, contribuindo para a melhoria do clima organizacional, o desenvolvimento pessoal e a integração da equipe, concluiu a conselheira e voluntária Márcia Ferreira.
O psicanalista Jamil Queiróz, voluntário no Abrigo do Bom Jesus há mais de três décadas , juntamente com o psicólogo da instituição , Vinicius Borges, realizam mensalmente rodas de conversa com abordagens sempre focadas no bem estar dos colaboradores, conforme programação do Projeto Cuidar de Quem Cuida idealizado pelos gestores do Abrigo com o propósito de cuidar dos colaboradores que dedicam cuidado e afeto aos noventa e nove idosos institucionalizados no abrigo .