Atualização de dados cadastrais do cartão SUS é requisito para se vacinar contra a Covid-19

Quem ainda não tem o cartão pode solicitá-lo em qualquer unidade básica de saúde ou gerá-lo digitalmente pelo aplicativo Conecte SUS

As pessoas que ainda não realizaram a atualização dos dados cadastrais do cartão do SUS devem atualizá-lo o quanto antes, para poderem ser vacinados contra o coronavírus. A atualização do cartão é fundamental para evitar filas no momento da vacinação e para que a ação seja realizada da maneira mais rápida possível, evitando aglomerações.

A orientação do Ministério da Saúde é que toda a população realize esta atualização por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos nos celulares . “O Conecte SUS é uma ferramenta do Governo Federal e plataforma oficial de comunicação entre o cidadão e o Sistema Único de Saúde. Nele, o cidadão tem acesso a todo o histórico de vacinação, bem como consultas e exames feitos na rede pública. Importante frisar que aqueles que ainda não possuem o cartão do SUS também devem baixar o aplicativo, que vai gerar o cartão de maneira digital. Como a vacina é disponibilizada apenas na rede pública, todos que fazem parte do público-alvo da vacinação precisam ter o cartão do SUS”, explica a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

Ozenira ressalta que aqueles que não conseguirem baixar o aplicativo, podem fazer a atualização na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. “Todas as Unidades Básicas de Saúde podem fazer a atualização ou fazer o cartão para quem ainda não possui. Nós pedimos às pessoas que têm condições de fazer pelo celular, que o façam, mas se não for possível, é só ir até um posto ou centro de saúde e solicitar”, disse.

 

Confira abaixo o passo a passo para baixar o aplicativo e fazer o cadastro:

 

1) Vá uma das lojas de aplicativos e procure por Conecte SUS. Instale o app no smartphone e abra;

2) Ao abrir o aplicativo, ele vai pedir login e senha, caso você já tenha cadastro no sistema gov.br. Se você não lembra se tem, basta digitar o CPF que o sistema fará a conferência;

3) Se você não tem, será dada a opção de criar o cadastro e você pode escolher a forma de login;

4) Uma tela deve pedir a verificação de alguns dados, como mês de nascimento, nome da mãe etc.;

5) Para ativar a conta, você receberá um código. Mas antes você deve escolher se quer receber por e-mail ou SMS, indicando também o endereço de e-mail ou número de telefone;

6) Digite o código no campo indicado;

7) Então, o sistema pedirá a criação de uma senha;

8) Depois disso, será necessário informar um endereço de email;

9) Um código será enviado para esse endereço de e-mail;

10) Pronto, seu cadastro está criado.

 

 

 

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