ARTIGO: Conselho de Secretarias Municipais de Saúde completa 35 anos mais forte do que nunca

marcao foto oficial

Hoje, dia 20 de maio, é um dia especial para a saúde mato-grossense! O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) celebra 35 anos de muita luta e representatividade, afinal, somos formados por 141 municípios e suas realidades, gestões e equipes.

Ao longo da trajetória, o Cosems se tornou muito mais que um Conselho, tornamo-nos uma bandeira que defende o SUS e, acima de tudo, luta pela autonomia dos municípios e pela consolidação do processo de descentralização das ações e serviços no âmbito do SUS no estado.

A pandemia veio reforçar o quanto a união dos municípios é importante para a gestão eficiente na área da saúde. São os municípios os mais próximos às situações rotineiras dos cidadãos, são os municípios a porta de entrada, são os municípios que entendem, diretamente, a realidade dos munícipes.

O nosso Cosems celebra 35 anos de muitas histórias, de grandes personalidades, de pessoas extremamente capacitadas que construíram e constroem um conselho respaldado e com expertise. Por isso, na celebração de hoje, queremos agradecer a todos que fizeram parte desse Conselho, seja como diretoria, técnico, gestor, enfim, equipe. Somos formados por muitos “nós”.

Gostaríamos de agradecer, em especial, os(as) presidentes que passaram pelo conselho. Não é fácil representar todos os secretários de saúde, é desafiador. Ficamos muito felizes por termos em nossa história presidentes sensacionais, competentíssimos e engajados. Muito do que somos hoje, vale-se das presidências que tivemos.

Nessa longa história de 35 anos, o Cosems/MT vem reafirmando as suas finalidades:

·         Promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal;

·         Incluir as Secretarias Municipais de Saúde nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais, que lhes interessem diretamente;

·         Encaminhar aos órgãos competentes propostas para equacionar os problemas da área da saúde;

·         Promover estudos e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento da área da saúde;

·         Garantir representação das Secretarias Municipais de Saúde em toda e qualquer comissão da esfera regional, estadual e federal constituída para tratar de assuntos de interesse do setor saúde.

E não se encerra por aí. O Cosems/MT tem se tornado sábio, mais maduro e entende que, além das finalidades, somos uma grande família que luta unida em prol de um SUS mato-grossense sempre melhor. E O MELHOR DE TUDO, TEMOS CONSEGUIDO.

Parabéns a todos, obrigado por fazerem parte da nossa história!

Marco Antonio Norberto Felipe, Presidente do Cosems/MT e Secretário de Saúde de Guarantã do Norte

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br