Sábado, 27 de Novembro de 2021

Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Univag revitalizam pela primeira vez ambientes de escola de campo

889410

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag- Centro Universitário de Várzea Grande, por meio do Projeto Integrador, entregaram a revitalização de duas salas de aula e ambiente externo na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antonia Felipa de Campos Martins, do bairro Jardim Novo Mundo, em Várzea Grande. Essa é a primeira escola de campo do município a receber as obras do projeto.

A entrega dos novos ambientes foi realizada no dia 16 de dezembro com a presença do secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, do vice-reitor do Univag, Flávio Foguel, de professores, coordenadores, gestores, alunos e familiares.

Com as atividades desse projeto, foram criados ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais adequadas, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, fatores que refletem no aprendizado e no desempenho.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, o Projeto Integrador, no 5º e 6º semestre, permite a participação dos alunos em causas sociais, produzindo projetos de arquitetura de interiores. O professor e orientador Cézar Clemente Santos ressaltou que os alunos se esforçaram e aceitaram o desafio, já que a escola fica na zona rural e as temáticas não poderiam ser iguais as executadas anteriormente.

“A escola tem várias turmas dentro de uma sala de aula, então a ideia foi deixar os ambientes mais amplos para que os alunos possam ter maior circulação e um convívio melhor. Na parte externa foi realizado o projeto paisagístico e, de todos desenvolvidos até hoje, nesta escola tivemos o diferencial onde foi executado um campo de futebol para que as crianças possam ter uma área de lazer, já que a escola é a única área de lazer que o bairro possui. O playground foi todo revitalizado e a área artística foi toda criada para remeter a temática da escola rural”, explicou Cézar.

Para o Univag, a prática da responsabilidade social é de extrema importância. O vice-reitor Flávio Foguel avalia a parceria com a Secretaria de Educação de Várzea Grande como uma ferramenta importante no aprendizado teórico e prático dos alunos.

“Compartilhar experiências, principalmente quando as iniciativas contribuem com o aprimoramento do ensino, é muito importante para todos nós que almejamos um ensino de qualidade, até porque alia o aprendizado dos alunos com a responsabilidade social que a instituição de ensino superior mantém como perspectivas de valores para o desenvolvimento humano e de cidadania. Esse projeto do Univag concorreu com projetos de mais de 1.300 instituições de todo país e foi vencedor do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae de 2019”, comemorou o vice-reitor.

O secretário Silvio Fidelis lembrou que a parceria com o Univag, através do Projeto Integrador, já possibilitou a revitalização de salas de aula de quatro centros infantis (CMEI) e da EMEB Júlio Correia. Fidelis anunciou ainda que a parceria entre a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Educação, e o Univag continua em 2020. Ele confirmou que a EMEB Benedito Abrão Nassarden, do bairro Formigueiro, será a segunda escola de campo a receber as ações do projeto e o Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho, que é referência em atendimento multiprofissional de Mato Grosso, também será contemplado com o Projeto Integrador em Arquitetura do Univag no próximo ano.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

admin

admin

Comentários

Com muito ❤ por go7.site