Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Univag revitalizam pela primeira vez ambientes de escola de campo

889410

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag- Centro Universitário de Várzea Grande, por meio do Projeto Integrador, entregaram a revitalização de duas salas de aula e ambiente externo na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antonia Felipa de Campos Martins, do bairro Jardim Novo Mundo, em Várzea Grande. Essa é a primeira escola de campo do município a receber as obras do projeto.

A entrega dos novos ambientes foi realizada no dia 16 de dezembro com a presença do secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, do vice-reitor do Univag, Flávio Foguel, de professores, coordenadores, gestores, alunos e familiares.

Com as atividades desse projeto, foram criados ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais adequadas, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, fatores que refletem no aprendizado e no desempenho.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, o Projeto Integrador, no 5º e 6º semestre, permite a participação dos alunos em causas sociais, produzindo projetos de arquitetura de interiores. O professor e orientador Cézar Clemente Santos ressaltou que os alunos se esforçaram e aceitaram o desafio, já que a escola fica na zona rural e as temáticas não poderiam ser iguais as executadas anteriormente.

“A escola tem várias turmas dentro de uma sala de aula, então a ideia foi deixar os ambientes mais amplos para que os alunos possam ter maior circulação e um convívio melhor. Na parte externa foi realizado o projeto paisagístico e, de todos desenvolvidos até hoje, nesta escola tivemos o diferencial onde foi executado um campo de futebol para que as crianças possam ter uma área de lazer, já que a escola é a única área de lazer que o bairro possui. O playground foi todo revitalizado e a área artística foi toda criada para remeter a temática da escola rural”, explicou Cézar.

Para o Univag, a prática da responsabilidade social é de extrema importância. O vice-reitor Flávio Foguel avalia a parceria com a Secretaria de Educação de Várzea Grande como uma ferramenta importante no aprendizado teórico e prático dos alunos.

“Compartilhar experiências, principalmente quando as iniciativas contribuem com o aprimoramento do ensino, é muito importante para todos nós que almejamos um ensino de qualidade, até porque alia o aprendizado dos alunos com a responsabilidade social que a instituição de ensino superior mantém como perspectivas de valores para o desenvolvimento humano e de cidadania. Esse projeto do Univag concorreu com projetos de mais de 1.300 instituições de todo país e foi vencedor do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae de 2019”, comemorou o vice-reitor.

O secretário Silvio Fidelis lembrou que a parceria com o Univag, através do Projeto Integrador, já possibilitou a revitalização de salas de aula de quatro centros infantis (CMEI) e da EMEB Júlio Correia. Fidelis anunciou ainda que a parceria entre a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Educação, e o Univag continua em 2020. Ele confirmou que a EMEB Benedito Abrão Nassarden, do bairro Formigueiro, será a segunda escola de campo a receber as ações do projeto e o Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho, que é referência em atendimento multiprofissional de Mato Grosso, também será contemplado com o Projeto Integrador em Arquitetura do Univag no próximo ano.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br