Agendamento da vacinação será excluído após 2 dias em caso de abstenção e pessoas que faltarem irão para o final da fila virtual

Programação é importante para que os polos de vacinação funcionem da forma mais organizada possível, sem aglomerações

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, devido ao grande número de faltosos na data agendada para tomar a vacina contra a covid-19, houve uma mudança no sistema do site vacina.cuiaba.mt.gov.br e os agendamentos serão válidos durante dois dias. Caso a pessoa não compareça nesse prazo, seu agendamento será excluído e o respectivo cadastro irá para o final da fila virtual.

Desde o final do mês de maio, a SMS já disponibiliza aos usuários do site da campanha ‘Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” o serviço de alerta de agendamento, com o envio de mensagem no e-mail e/ou número de WhatsApp cadastrado no site. Na própria mensagem, existe um link para que a pessoa informe com antecedência que não poderá comparecer no dia agendado.

O coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Gilmar Cardoso, explica que essa programação é importante para que os polos de vacinação funcionem da forma mais organizada possível, sem aglomerações. “Diariamente, nós agendamos um número x de pessoas para cada horário de funcionamento de cada posto de vacinação, um número de pessoas que as equipes conseguem atender de forma célere e sem tumultos. Se um número significativo de pessoas falta e vai em outro dia para o qual não estavam agendadas, elas estão contribuindo para que haja formação de filas e demora na espera”, diz.

A enfermeira Iolazil Rodrigues, que atua na coordenação do polo SESI Papa (drive-thru), relata que no atendimento aos pacientes, recebe diversas justificativas das pessoas para não se vacinarem no dia para o qual foram agendadas. “Nós atendemos pessoas que querem escolher a vacina. Chegam e perguntam qual vacina está sendo aplicada e se não é a que elas querem, vão embora sem se vacinar. Também têm pessoas que preferem não vir no final de semana porque não querem ficar alguns dias sem ingerir bebida alcoólica, tanto que finais de semana e feriado são os dias com menos movimento”, conta a enfermeira.

A baixa procura das pessoas já tem sido observada pela coordenação da campanha de imunização há algumas semanas. Cuiabá tem capacidade de aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia nos cinco polos em funcionamento atualmente – Centro de Eventos do Pantanal, SESC Balneário, Assembleia Legislativa, SENAI da Avenida XV de Novembro e SESI Papa (drive-thru). No entanto, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil somando todos os postos. Isso levou a coordenação a adotar o rodízio no funcionamento dos polos de vacinação aos sábados e feriados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br