Ações do Sesc Pantanal no Dia Mundial do Meio Ambiente recolhem 152 kg de lixo e resíduos em Poconé

Dia Mundial do Meio Ambiente Sesc Pantanal (6)

Ações realizadas pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal, neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), recolheram 152 kg de lixo e resíduos em Poconé (103 km de Cuiabá), doados à Cooperativa dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis de Poconé (Cooponé). Durante o plogging, iniciativa que une esporte com ação ambiental, foram percorridos 80 km em diferentes rotas, passando pelas ruas do município, Transpantaneira, Estrada Porto Cercado e o Rio Cuiabá. Cerca de 60 pessoas participaram de bicicleta, a pé e de barco.

Para a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, a quantia recolhida mostra a importância da iniciativa. “Quando damos a destinação correta ao lixo e aos resíduos, colaboramos com o meio ambiente e geramos renda para dezenas de famílias da cooperativa. Em nosso trabalho, feito o ano inteiro, buscamos também despertar essa consciência e responsabilidade, em crianças e adultos. Afinal, pessoas e natureza estão conectadas”, declara.

Integrante da Cooponé, Gilberto Leite acompanhou a ação junto com alunos da Escola Sesc Pantanal e destacou a importância dos aprendizados adquiridos hoje. “Só tenho a agradecer. A partir do que eles aprenderam sobre os materiais descartados, cada um pode fazer sua parte e podemos ter um mundo melhor”.

O estudante Enzio Evangelista, 12 anos, conta que aprendeu a diferenciar resíduo de lixo. “Quando a gente passa na rua e vê algo já pensa em lixo, mas não é só lixo. Tem os resíduos, que podem ser reciclados e reutilizados. Por isso, espero que as pessoas se conscientizem e cuidem do meio ambiente”, disse.

Durante a caminhada ecológica, o que mais chamou a atenção do estudante Paulo Ferreira, 13 anos, foi ver o lixo no canto da estrada. “Percebi que as pessoas não têm ideia de onde deixar o lixo, de como dar um destino correto a eles”, conta. Já Áurea Cristina, 12 anos, disse que a experiência foi triste. “Vi muito lixo pelo caminho e quero pedir para as pessoas que tenham mais consciência, curiosidade para saber o que causa no meio ambiente e em nossa cidade jogar o lixo em qualquer lugar”, conclui.

O Mês do Meio Ambiente segue com sua programação até o final de junho e tem como tema “Juntos a vida regenera”, referência à diretriz mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) que proclamou 2021-2030 como a década da restauração ecológica, definido como o processo de restabelecimento de ecossistemas degradados.

A ação neste sábado integrou o Sesc Poconé, o Hotel Sesc Porto Cercado e o Parque Sesc Baía das Pedras, todas unidades do Polo Socioambiental. Criado há 24 anos, o Sesc Pantanal promove a educação ambiental, a conservação da natureza, o turismo responsável, a pesquisa científica e a ação social no Pantanal e Cerrado de Mato Grosso.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br