Domingo, 05 de Dezembro de 2021

A SBOT-MT adere ao Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de despertar o interesse e trabalhar para um trânsito mais seguro, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Mato Grosso (SBOT-MT), aderiu ao Movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

De acordo com o Movimento, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a nona maior causa de mortes no mundo. Atualmente, os acidentes de trânsito representam um custo de US$ 518 bilhões por ano. Em 2017, mais de 180 mil pessoas foram internadas nos hospitais brasileiros, vítimas de acidentes de trânsito. O custo dessas internações foi de R$260 milhões, uma conta que é paga por todos os brasileiros.

Conforme o médico ortopedista e presidente da SBOT-MT, Renam Bumlai, ações que conscientizam para um trânsito mais seguro fazem parte da missão da instituição. “São os ortopedistas que acompanham desde o primeiro atendimento nos prontos-socorros até a recuperação dessas vítimas, que poderão carregar sequelas para o resto da vida”, declara.

O principal objetivo do Movimento é coordenar uma ação entre o Poder Público e a sociedade civil colocando em pauta o tema segurança viária para, efetivamente discuti-lo, propagando conhecimento e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Um levantamento inédito foi divulgado pelo Ministério Público, em setembro de 2018, mostrando que em seis anos houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período. Apesar da redução, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Para a SBOT-MT, a conscientização sobre as principais medidas de segurança como uso de capacetes, cinto de segurança, atenção plena ao volante e não associação do álcool com a direção, devem ser reforçadas diariamente. Por isso, realiza e participa anualmente de campanhas orientativas sobre esses temas. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

admin

admin

Comentários

Com muito ❤ por go7.site