A SBOT-MT adere ao Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de despertar o interesse e trabalhar para um trânsito mais seguro, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Mato Grosso (SBOT-MT), aderiu ao Movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

De acordo com o Movimento, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a nona maior causa de mortes no mundo. Atualmente, os acidentes de trânsito representam um custo de US$ 518 bilhões por ano. Em 2017, mais de 180 mil pessoas foram internadas nos hospitais brasileiros, vítimas de acidentes de trânsito. O custo dessas internações foi de R$260 milhões, uma conta que é paga por todos os brasileiros.

Conforme o médico ortopedista e presidente da SBOT-MT, Renam Bumlai, ações que conscientizam para um trânsito mais seguro fazem parte da missão da instituição. “São os ortopedistas que acompanham desde o primeiro atendimento nos prontos-socorros até a recuperação dessas vítimas, que poderão carregar sequelas para o resto da vida”, declara.

O principal objetivo do Movimento é coordenar uma ação entre o Poder Público e a sociedade civil colocando em pauta o tema segurança viária para, efetivamente discuti-lo, propagando conhecimento e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Um levantamento inédito foi divulgado pelo Ministério Público, em setembro de 2018, mostrando que em seis anos houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período. Apesar da redução, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Para a SBOT-MT, a conscientização sobre as principais medidas de segurança como uso de capacetes, cinto de segurança, atenção plena ao volante e não associação do álcool com a direção, devem ser reforçadas diariamente. Por isso, realiza e participa anualmente de campanhas orientativas sobre esses temas. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br