A força da mulher no agro: Bom Futuro tem mais de 900 colaboradoras atuando na empresa

Thatyane Roque Alexandre (1)

Resiliência e persistência são qualidades apontadas por colaboradoras para uma carreira profissional de sucesso

Thatyane Roque Alexandre sempre viu o trabalho nas lavouras de Mato Grosso com curiosidade e admiração. Em 2008, ela morava em Campos de Júlio e o marido trabalhava em propriedades rurais e Thatyane acompanhava o vai e vem das máquinas no campo. Infelizmente, o marido faleceu e ela voltou para Rondônia para viver com sua família e abriu um salão de beleza.

Quase dez anos depois, Thatyane voltou para um dos municípios destaques do agronegócio em Mato Grosso – Sapezal. O salão de beleza durou um ano, e então ela foi atrás do sonho de viver do agro. Buscou um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) para se capacitar em operação de pulverizadores e entrou na Bom Futuro em 2018.

“Não é uma rotina fácil, pensei em desistir no começo. Para quem era acostumada a trabalhar em lugares com ar condicionado, é complicada essa nova vida. Mas não podemos desistir”, afirma a colaboradora, hoje com 35 anos e três filhos.

Agora, Thatyane foi promovida e trabalha no escritório, onde também fica o armazém da empresa, em Sapezal. “Eu gosto de trabalhar no agronegócio e tenho colegas muito legais, que me apoiaram nas dificuldades e sempre me ajudaram a crescer”.

A Bom Futuro tem hoje 966 mulheres atuando na empresa, entre colaboradoras, aprendizes e estagiárias em todas as suas unidades produtivas, o que significa 12% de seu quadro total. Entre março de 2021 e março de 2022, foram contratadas 80 mulheres para diversos cargos.

“As mulheres têm conquistado cada vez mais seu merecido espaço no mundo dos negócios e no mercado de trabalho e na Bom Futuro não é diferente. Mas o que mais desperta minha admiração é que, mesmo assim, elas não deixaram de ser mães, filhas, esposas, dentre outros atributos, com as mesmas virtudes de sempre”, enfatiza Leonardo Rossato, Diretor Administrativo e Serviços Compartilhados da Bom Futuro.

As mulheres se destacam dia após dia no agronegócio. É um território masculino que elas vão abrindo com persistência, resiliência e toques de carinho e cuidado. Wanusa Cassaril tem 34 anos e é engenheira agrônoma, desde 2018 trabalha na Bom Futuro e, atualmente, exerce o cargo de especialista em Planejamento e Controle Agrícola na sede, em Cuiabá.

Responsável por 36 fazendas, a vida profissional de Wanusa se divide entre o escritório e o campo. “Tenho que lidar com algumas dificuldades todos os dias, não posso dizer que é fácil. Entretanto, só tenho vontade de continuar. Já passei por muitas coisas e não vou desistir da minha carreira”, relata.

Para ela, o fortalecimento e o empoderamento feminino no agronegócio são importantes. “Atuamos com um senso forte de amor ao solo, às plantas, aos animais, à água, ao meio ambiente e no cuidado com recursos humanos. Se continuarmos neste ritmo, participaremos de forma mais significativa em todos os elos da cadeia de produção do agronegócio”, finaliza Wanusa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br