1 de junho de 2025 2:16 pm

“Líder que não entende de gente não entende de nata”

Confira em entrevista exclusiva com a psicóloga Simone Magalhães o que um profissional precisa desenvolver para se tornar um líder de resultado

Na última terça-feira, 13 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizou o primeiro módulo do treinamento “Efeito Líder”. Facilitado por Simone Magalhães, psicóloga, especialista em gestão de pessoas e psicanalista, o treinamento teve como ponto principal a identificação dos tipos de lideranças.

Em uma entrevista exclusiva para o site da CDL Cuiabá, Simone, que soma 22 anos de experiência como business partner, atuando com processos, ferramentas, políticas e rotinas de gestão de pessoas, treinamentos e cinco anos de experiência em gerenciamento por resultado. Ela é sócia proprietária, gestora de soluções e responsável técnica da Persona Gestão & Pessoas e, atualmente Direito do Trabalho.

 

A pessoa já nasce líder?

Simone: Não.

 

Como ela se transforma em um líder?

Simone: Estudando, desenvolvendo habilidades específicas.

 

Como identificar um líder?

Simone: Ele assume responsabilidades e foca no resultado.

 

Quais os tipos de líder que temos?

Simone: Democrático, de esfera e autoritário.

 

Pode falar um pouco sobre cada um?

Simone: O democrático envolve a equipe na tomada de decisões, valorizando opiniões e sugestões, e promove a colaboração e o engajamento. Já o líder de esfera, embora o termo não seja clássico, é aquele que influencia dentro de uma determinada área de atuação. E o autoritário centraliza o poder e a tomada de decisões, define as regras e espera obediência, com pouca ou nenhuma participação da equipe.

 

Hoje em dia, qual o tipo de liderança que funciona?

Simone: Precisamos do líder que lida com as emoções das pessoas.

 

Já existiram outros tipos de líder?

Simone: Sim, historicamente passamos de uma liderança autoritária para uma democrática.

 

Hoje, que tipo de líder as empresas buscam?

Simone: O líder atual precisa formar, desenvolver pessoas e ter inteligência emocional.

 

Quais as principais competências de um líder em 2025?

Simone: Ele lidera baseado em inteligência emocional, liderança adaptativa, comunicação clara, pensamento estratégico e desenvolve pessoas.

 

O que o líder mais precisa para desenvolver nas pessoas?

Simone: Disciplina.

 

Eventos como o Efeito Líder proposto pela CDL Cuiabá são comuns no setor de comércio e serviços?

Simone: Felizmente, cada vez mais.

 

Treinar as pessoas é necessário para melhorar a performance da equipe?

Simone: Sim, sempre.

 

No setor do comércio, qual líder se adapta melhor?

Simone: Aquele que sabe lidar e desenvolver pessoas, com firmeza.

 

É a chamada liderança por conexão?

Simone: Isso mesmo.

 

Esse tipo de líder contribui para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa do setor de comércio e serviços?

Simone: Sim. As empresas são feitas de pessoas para pessoas, e líder que não entende de gente não entende de nada.

 

O treinamento “Efeito Líder” prossegue com módulos semanais até junho, abordando temas como imagem corporativa, comunicação e influência, cultura organizacional, gestão de indicadores, liderança inspiradora, vendas online e habilidades digitais, e engajamento que gera resultados, com a participação de diversos facilitadores.

CDL Cuiabá – Com 52 anos de criação, a CDL Cuiabá reúne cerca de 10 mil associados, principalmente dos setores do comércio e de serviços. O chamado setor terciário responde por cerca de 70% do produto interno bruto (PIB) de Cuiabá, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dois setores juntos geram cerca de 60% dos empregos formais da cidade, sendo os maiores empregadores da capital, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Assessoria de Imprensa – CDL Cuiabá 

📲 Camila Bini – 📧  dialog@dialogonline.com.br

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