O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), está formando novos oficiais .
O economista, cientísta político e membro da UFMT Comissão Pró Ferrovia Vicente Vuolo Filho foi convidado pelos administradores Luis Cesar Simões Arruda e Ed Carlos de Almeida Matos (professor e Instrutor do Curso), para ministrar palestra sobre a Fundação do Corpo de Bombeiros e a História da Ferrovia Senador Vuolo.
Em 1963, na gestão do prefeito de Cuiabá, Vicente Emílio Vuolo, foi viabilizado o 1° carro do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, denominado BIG JOB, que possibilitou a criação dessa gloriosa Instituição.
A luta de Vicente Emílio Vuolo foi reconhecida e referenciada pela Corporação no seu falecimento. No cortejo até o Cemitério Parque Cuiabá, o corpo do ex-senador foi levado no caminhão do Corpo Bombeiros. Depois ele foi sepultado com a bandeira da Instituição.
O Comandante – Geral da Corporação, Paulo Fernando Bello Freire, escreveu artigo publicado no Jornal Diário de Cuiabá, em 22 de maio de 2001:
” Ao lermos os anais da História do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, encontramos o seu nome figurando como um dos mais nobres homens públicos que colaboraram na criação desta organização militar, pois foi com seu empenho, galhardia e dedicação exclusiva que esta corporação recebeu a primeira viatura de combate a incêndio de Mato Grosso. Queremos destacar sua luta junto ao então governador do estado de São Paulo, Ademar de Barros, onde conseguira o feito inédito de trazer para o nosso estado, em regime de comodato, uma viatura Ford, tipo BIG JOB, fato esse que possibilitou ao governo do estado criar, em 19 de agosto de 1964, o Corpo de Bombeiros Militar que até hoje atende a comunidade mato-grossense”.



