Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

Artigo – O papel do advogado nas redes sociais

Dr Pérsio O. Landim

O direito fundamental à informação, enquanto direito de informar, de se informar e de ser informado. Assim como o ofício desempenhado pelos jornalistas é oportuno também aos advogados compartilhar do seu conhecimento para suprimir eventuais dúvidas corriqueiras da população e evitar equívocos.

A internet é uma importante aliada na socialização do conhecimento jurídico para democratizar o saber e possibilitar que as pessoas conheçam seus direitos e deveres.

Engajado no Direito Agrário, por exemplo, costumo utilizar minhas redes sociais para decodificar termos para um público de seguidores heterogêneo, informações esclarecedoras, tais como: Diferença de registro, matrícula e averbação; Usucapião x posse; A finalidade de uma ata notarial; A diferença entre licença ambiental e licenciamento ambiental; são alguns dos temas que sanam dúvidas que muitas vezes os internautas se deparam em um determinado momento.

Com a propagação desenfreada de fake news, o advogado é uma fonte especializada que pode agir como um propagador de informações positivas e elucidativas que contribuam com a sociedade, sem obviamente violar os limites estabelecidos pelo código de ética.

O direito do consumidor é fundamental que seja de conhecimento de todos. Postagens com dicas aproveitando o engajamento orgânico diário faz com que cada vez mais pessoas fiquem instruídas e possam reavaliar até possíveis deslizes que cometiam sem saber, sem ciência da lei.

Crimes cibernéticos também é um tema novo que muito precisa ser debatido.

É indiscutível o poder e a importância das redes sociais ao segmento jurídico, não para marketing pessoal ou para realizar consultas, mas para o conhecimento solidário em drops de informações esclarecedoras de interesse coletivo.

Crédito: Pérsio Oliveira Landim, advogado, especialista em Direito Agrário, especialista em Gestão do Agronegócio

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

roseli

roseli

Comentários

Feito por
⚙️