A disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) segue amplamente dominada por quem já exerce mandato. Pesquisa espontânea do instituto Data Index mostra que 18 dos 20 nomes mais lembrados pelos eleitores são deputados estaduais que buscarão a reeleição em 2026. Apenas o ex-prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB), e a vereadora de Cuiabá Samantha Íris (PL) aparecem entre os mais citados sem integrar atualmente o Parlamento estadual.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (Podemos), lidera o levantamento com 3,14% das intenções de voto. Em seguida aparecem Eduardo Botelho (MDB), com 1,94%, Lúdio Cabral (PT), com 1,88%, Beto Dois a Um (Podemos), com 1,82%, e Dilmar Dal Bosco (União), com 1,76%.
Na sequência estão Gilberto Cattani (PL), com 1,70%, Dr. João (MDB) e Thiago Silva (MDB), ambos com 1,64%. Nininho (Republicanos), Júlio Campos (União) e Sebastião Rezende (União) registraram 1,58% cada.
Os onze primeiros colocados da pesquisa ocupam atualmente cadeiras na Assembleia Legislativa.
O primeiro nome sem mandato no Legislativo estadual é o ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e ex-prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB), que aparece com 1,52% das citações.
Depois dele figuram Paulo Araújo (PP), com 1,43%; Valmir Moretto (Republicanos), Juca do Guaraná (PSDB), Valdir Barranco (PT) e Diego Guimarães (Republicanos), todos com 1,37%.
Carlos Avallone (PSDB) e Dr. Eugênio (PSB) aparecem com 1,25%. Fechando o grupo dos 20 mais lembrados está a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris (PL), citada na pesquisa como “Samanta Brunini”, com 1,18%.
O levantamento evidencia a vantagem dos atuais parlamentares na disputa, mas também aponta um elevado índice de indefinição do eleitorado. Segundo a pesquisa, 30,09% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder em quem votariam para deputado estadual.
Outros 2,06% afirmaram que não escolheriam nenhum candidato, enquanto 4,32% citaram nomes que receberam até quatro menções durante a pesquisa.
O Data Index ouviu 1.600 eleitores entre os dias 1º e 4 de julho em Mato Grosso. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MT-04153-2026.
Fonte Olhar Direto



