UNIVAG

ARTIGO: O cliente não deixou de sair de casa, mas passou a consumir de outra maneira

 

Por Daniel Teixeira

Uma pesquisa realizada pela Abrasel Nacional com 1.417 estabelecimentos no mês de março, registrou mudanças como redução do consumo, menos álcool e mais compartilhamento à mesa. A matéria foi publicada no site Estadão e revela uma mudança que muitos bares e restaurantes já começam a perceber no dia a dia. O levantamento mostra que, seis em cada dez estabelecimentos sentiram algum impacto relacionado ao uso de medicamentos para emagrecimento. Os sinais aparecem no comportamento do consumidor: pedidos menores, mais pratos compartilhados, busca por porções reduzidas e aumento da procura por bebidas sem álcool.

Isso mostra que, ao menos por agora, a mudança não está propriamente na frequência de ida aos estabelecimentos, mas no padrão de consumo. O cliente continua presente, porém mais contido, mais seletivo e, em muitos casos, com menor volume de consumo por visita.

Para o setor, o efeito merece atenção. Quando há redução em entradas, sobremesas, bebidas alcoólicas e complementos, a operação pode sentir reflexos no tíquete médio e na margem. É uma alteração silenciosa, mas que já começa a redesenhar hábitos à mesa.

Diante desse cenário, o melhor caminho não é o exagero na preocupação, mas a adaptação inteligente. Cardápios mais estratégicos, porções adequadas à nova demanda, opções leves, pratos individuais bem construídos e um olhar mais atento sobre a rentabilidade de cada item passam a ganhar ainda mais importância.

O consumidor mudou. E todo setor que observa essa mudança com atenção sai na frente. Na gastronomia, como quase sempre acontece, entender o novo comportamento do cliente é uma forma de proteger o negócio e manter sua capacidade de crescer.

A Abrasel vai continuar monitorando essas tendências, mas o atual desafio está em buscar por tamanhos de porção suficientes para as pessoas que querem consumir boas receitas, mas comem pouco, sem impactar diretamente nos serviços ou na qualidade dos pratos.

Daniel Teixeira é advogado,  empresário e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Mato Grosso (Abrasel-MT)

 

Equipe Yod Comunicação 

(65) 9 9987-3230 / 9 9983-4274

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários