UNIVAG

SURTO DE GRIPE* *Casos de influenza disparam 824% e prefeitura alerta para lotação de unidades de saúde

Cuiabá enfrenta explosão de síndromes respiratórias nos primeiros três meses de 2026. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, os casos de gripe “A” e “B” saltaram de 25, em 2025, para 231 neste ano, além de um óbito confirmado. O aumento de 824% é atribuído à maior circulação de vírus respiratórios, baixa cobertura vacinal e ampliação da testagem.

Cerca de 35% dos atendimentos nas UPAs e unidades de emergência são atualmente por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo desde gripes leves até quadros mais complexos. Entre os locais mais demandados está o Centro Médico Infantil (CMI), no Bairro Bandeirantes, que registra casos de bronquiolite, gastroenterite e outras doenças típicas do período chuvoso.

O prefeito Abilio Brunini reforçou a atenção redobrada da rede municipal, com plantões ampliados, equipes reforçadas e monitoramento constante. A vacinação contra a influenza segue disponível nas 72 USFs, priorizando crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e grupos de risco. O dia “D” da campanha em Cuiabá será no 25 de abril, alinhado com a Secretaria de Estado de Saúde.

A prefeitura alerta que consultas de rotina devem ser feitas nas USFs, mantendo as UPAs livres para casos graves e urgentes, e reforça a importância da vacinação e cuidados preventivos para conter a propagação do vírus.

Diário de Cuiabá

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários