UNIVAG

SURTO DE GRIPE* *Casos de influenza disparam 824% e prefeitura alerta para lotação de unidades de saúde

UNIVAG

Cuiabá enfrenta explosão de síndromes respiratórias nos primeiros três meses de 2026. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, os casos de gripe “A” e “B” saltaram de 25, em 2025, para 231 neste ano, além de um óbito confirmado. O aumento de 824% é atribuído à maior circulação de vírus respiratórios, baixa cobertura vacinal e ampliação da testagem.

Cerca de 35% dos atendimentos nas UPAs e unidades de emergência são atualmente por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo desde gripes leves até quadros mais complexos. Entre os locais mais demandados está o Centro Médico Infantil (CMI), no Bairro Bandeirantes, que registra casos de bronquiolite, gastroenterite e outras doenças típicas do período chuvoso.

O prefeito Abilio Brunini reforçou a atenção redobrada da rede municipal, com plantões ampliados, equipes reforçadas e monitoramento constante. A vacinação contra a influenza segue disponível nas 72 USFs, priorizando crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e grupos de risco. O dia “D” da campanha em Cuiabá será no 25 de abril, alinhado com a Secretaria de Estado de Saúde.

A prefeitura alerta que consultas de rotina devem ser feitas nas USFs, mantendo as UPAs livres para casos graves e urgentes, e reforça a importância da vacinação e cuidados preventivos para conter a propagação do vírus.

Diário de Cuiabá

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários