A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (3), a segunda fase da Operação Devastate, com o cumprimento de 65 ordens judiciais em municípios de Mato Grosso. As ações miram integrantes de facções criminosas com atuação em Rosário Oeste e conexões com outras cidades do Estado.
Do total de ordens judiciais, 39 são mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão domiciliar. As diligências ocorreram em Rosário Oeste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Brasnorte, Nortelândia e Cuiabá. Até o momento, mais de 20 pessoas foram presas e diversos aparelhos celulares apreendidos.
Segundo a Polícia Civil, os alvos são investigados por envolvimento direto com organizações criminosas que atuam de forma estruturada na região, mantendo vínculos entre os municípios onde as ordens foram cumpridas.
A operação contou com a parceria da Secretaria de Justiça (Sejus), responsável pela custódia dos presos até as audiências, além do apoio da Diretoria Metropolitana, Diretoria do Interior e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Após o cumprimento dos mandados, todos os detidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, colocados à disposição da Justiça. A primeira fase da Operação Devastate foi realizada em 2024, quando 28 ordens judiciais foram cumpridas.


