A nova unidade, chamada Campus Fora de Sede, começará a funcionar em 2026 e atenderá a uma demanda histórica da comunidade
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) terá um novo campus em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. A criação da unidade foi oficializada por meio de portaria do Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (26).
A nova unidade, chamada Campus Fora de Sede, começará a funcionar em 2026 e atenderá a uma demanda histórica da comunidade local, que buscava educação pública de nível superior em outros municípios.
Cursos e Localização
Inicialmente, o campus oferecerá quatro cursos de graduação:
-
Letras
-
Psicologia
-
Engenharia de Software
-
Inteligência Artificial
O Campus Fora de Sede será instalado na Escola Municipal Olavo Bilac, que será cedida pela prefeitura. O MEC será responsável pela construção e pelas adequações necessárias.
O prefeito Miguel Vaz (Republicanos) comemorou a conquista nas redes sociais, ressaltando que a unidade permitirá que os jovens da cidade tenham acesso à UFMT sem precisar se deslocar.
Com a nova unidade em Lucas do Rio Verde, a UFMT passará a ter cinco campi fora de sua sede em Cuiabá: Pontal do Araguaia, Sinop, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.


