Vice-presidente defende revisão de cargos e salários de servidores municipais em Cuiabá

A vice-presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Maysa Leão (Republicanos), afirmou que a Prefeitura precisará revisar os cargos e salários dos servidores públicos municipais, além do prêmio saúde, criado para compensar perdas salariais após a regulamentação do adicional de insalubridade. A declaração foi feita durante sessão nesta terça-feira (21).

Segundo a parlamentar, mesmo com os ajustes recentes, muitos profissionais da saúde continuam com salários defasados. Ela citou o caso dos técnicos de odontologia, que recebem salário base de R$ 1,5 mil.

“Essa pessoa depende do prêmio saúde e da insalubridade para compor o salário, porque está tão defasado que temos o caso de uma servidora com 31 anos de serviço que não se aposenta porque precisa dessa composição salarial”, afirmou. “Por isso fizemos o passo um, que foi a insalubridade; o passo dois é o prêmio saúde, e o passo três vai ter que ser a revisão dos cargos.”

Maysa lembrou que várias categorias ainda aguardam a implantação dos planos de cargos, carreiras e salários (PCCS), como os agentes comunitários de saúde, que atuam diretamente com a população. “Em Cuiabá não tem plano de cargo, carreira e salário para essas pessoas, que são da ponta”, ressaltou.

Leia Também:  Homem foge de viatura da polícia em movimento no interior de MT
Ela também defendeu uma reavaliação do cálculo da insalubridade, destacando que muitos servidores enfrentam riscos biológicos, e não apenas exposição solar. “Temos casos de servidores que contraíram hanseníase trabalhando dentro das casas das pessoas. Tudo isso precisa ser analisado”, observou.

Sobre o projeto do prêmio saúde, Maysa informou que a proposta deve ser entregue à Câmara ainda nesta semana. “O prefeito fez o compromisso de calcular a perda de cada categoria e de cada servidor, para que essa perda possa ser compensada nesse prêmio. É esse o projeto que estamos esperando”, disse. O texto deve entrar em votação na quinta-feira (23), após o prazo de análise de 24 horas.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários