23 de agosto de 2025 5:08 am

Wilson Santos confirma comissão especial para avaliar os serviços prestados pela Energisa

Após ter solicitado a formação de uma comissão especial na Assembleia Legislativa para tratar sobre a renovação ou não da concessão ou reestatizar para a distribuição de energia em Mato Grosso, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) confirmou nesta quarta-feira (20), que o pedido foi autorizado pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Max Russi (PSB). Com a decisão, será acompanhada e avaliada a atuação da concessionária Energisa junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – nestes últimos 28 anos – com a participação ativa da sociedade e órgãos públicos.

O parlamentar adiantou que algumas cláusulas não foram cumpridas pelo grupo Rede e a Energisa como a implantação de energia trifásica, usada em indústrias e comércios com aparelhos de alta potência, para todos os municípios de Mato Grosso. Também, ele relata que há municípios do interior que não contam com uma agência física para o atendimento público.

“Muito boa a postura do nosso chefe do poder legislativo, Max Russi, em autorizar essa comissão especial. Estamos às vésperas da Aneel autorizar mais 30 anos para a Energisa em Mato Grosso. Mas, não podemos deixar essa autarquia federal autorizar, como fez em Mato Grosso do Sul, de forma silenciosa e discreta.  Não permitiremos que essa concessão seja feita nas escuras e na calada da noite. Não sou contra a renovação. Mas, a Energisa precisa se adequar e cumprir as cláusulas do contrato vigente para ter credibilidade para pleitear mais 30 anos de concessão”, posicionou Wilson Santos.

Além de Max e Wilson, também vão integrar a comissão especial os deputados estaduais Chico Guarnieri (PRD), Faissal Calil (Cidadania), Elizeu Nascimento (PL), Júlio Campos e Eduardo Botelho – ambos do União Brasil.

Energisa em Mato Grosso –  A concessão tem validade até 11 de dezembro de 2027. A Aneel aprovou um termo que possibilita a renovação dos contratos de distribuição por mais 30 anos, abrangendo 19 empresas cujos contratos vencem entre 2025 e 2031.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários