Nos últimos anos, houve aumento na venda de materiais escolares nos supermercados e atacarejos em 19,1%, segundo uma pesquisa realizada pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo e indústria. Dentre os produtos que mais se destacaram em termos de crescimento no faturamento estão os cadernos (+46,1%), folhas sulfite (+39,2%) e cola (+38,6%).
Além do preço, a comodidade é apontada por alguns consumidores que adquiriram alguns itens em supermercados. A aposentada Renilda Sandim de Oliveira Taveira comprou alguns produtos em papelarias convencionais e buscou outros como caderno, caneta e papel sulfite no supermercado.
“Aproveitei que fui fazer as compras de casa no Fort Atacadista Chapada, em Cuiabá, e comprei caderno, caneta e sulfite que estavam com um bom preço”, afirmou. Lívia, neta de Renilda, vai para o sexto ano, e as aulas retornam no dia 3 de fevereiro.
Alguns itens de material escolar estão sempre disponíveis no Fort Atacadista ao longo do ano. No período de “Volta às Aulas”, os responsáveis precisam rebolar entre as férias das crianças, o trabalho fora de casa e as responsabilidades domésticas para garantir economia na hora de adquirir produtos com bom preço antes do início do ano letivo.
É o caso da funcionária pública Etiene Massunari, que aproveitou a folga para adquirir alguns itens da escola. Ela comprou lápis, borracha e cola no Fort da Avenida da FEB, em Várzea Grande, para os três filhos. Nas lojas do Grupo Pereira é possível comprar material escolar e ainda parcelar o pagamento em 10 vezes sem juros pelo Vuon Card.