UNIVAG

Bares e restaurantes criam mais de cento e cinquenta mil novos empregos em 2022

Dados do IBGE mostram que Mato Grosso é o segundo país com menor índice de desemprego do Brasil

O setor de bares e restaurantes no Brasil tem sido um importante indicador da recuperação econômica do país, embora ainda sofra efeitos da pandemia. De acordo com dados da PNAD Contínua divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, o grupamento Alojamento e Alimentação (do qual bares e restaurantes representam cerca de 85% do total) criou 181 mil novos empregos em 2022, chegando a 5,34 milhões de trabalhadores – o maior número para o último trimestre desde 2019, quando foram registrados 5,75 milhões. Nos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, portanto, foram mais de 150 mil novos empregos de saldo em 2022.

“O número de contratações pode ser ainda maior, uma vez que esses dados não refletem completamente as movimentações feitas durante a temporada de verão, que é tradicionalmente um período de grande demanda para o setor de bares e restaurantes”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. “No entanto, apesar de mostrar resiliência, o setor sofre os efeitos da pandemia e da falta de um programa robusto de recuperação por parte do governo. Mais da metade dos estabelecimentos não consegue ainda trabalhar com lucro, o que é muito preocupante”, completa Solmucci.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 2021 a 2022, o setor de alimentação foi a atividade que criou a maioria dos novos postos de trabalho em Mato Grosso, sendo um total de 3.897. “Outro dado a se comemorar é a taxa de desemprego em MT, que é de 3%, sendo que no Brasil é de 8%. E ainda temos mais de 1.200 vagas em aberto no Estado. Estamos trabalhando parcerias com secretarias municipais e estaduais para desenvolver a mão de obra e gerar mais interesse do trabalhador pelo setor”, destaca a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.

Outro dado positivo é que o salário médio no setor subiu acima da média geral do país, com ganho de 9,6%, passando a R$ 1.820,00 (a média geral foi de 8,3%), índice acima da inflação no período. Este é outro indicador de recuperação no setor, já que as empresas estão oferecendo melhores condições para atrair e reter talentos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Adjunta de Saúde Bucal, realizará ao longo do mês de maio a campanha “Maio Vermelho”, voltada à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. A iniciativa contará com uma programação especial em unidades de saúde da capital e ações concentradas na Praça Alencastro, entre os dias 18 e 22 de maio. A campanha busca alertar a população sobre os riscos da doença, considerada um importante problema de saúde pública no Brasil. O câncer de boca atinge milhares de pessoas todos os anos, principalmente homens acima dos 40 anos, e possui relação direta com fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção e falta de cuidados com a saúde bucal. O mês de maio foi escolhido para a mobilização por reunir duas importantes datas ligadas ao tema: o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrados em 31 de maio. Durante todo o mês, entre os dias 11 e 29 de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidades Odontológicas de Cuiabá promoverão palestras educativas direcionadas aos usuários que aguardam atendimento odontológico. As ações vão abordar os sinais de alerta da doença, formas de prevenção, importância do diagnóstico precoce e hábitos saudáveis para manutenção da saúde bucal. Já na Praça Alencastro, localizada na Avenida Getúlio Vargas, região central da capital, a população terá acesso a uma programação especial entre os dias 18 e 22 de maio, com três ações simultâneas. A primeira delas será o atendimento clínico para investigação de possíveis lesões suspeitas de câncer de boca. Caso seja identificada alguma alteração, o paciente será encaminhado imediatamente para início do processo de diagnóstico e tratamento especializado. Outra ação será a atualização de cadastro e fila de espera para tratamento odontológico nas Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidades Odontológicas, destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, equipes da saúde bucal também realizarão orientações à população e divulgação da Carta de Serviços Odontológicos que compõem a Rede de Atenção à Saúde Bucal de Cuiabá, informando os atendimentos disponíveis na rede municipal. O diagnóstico precoce é um dos principais aliados no combate ao câncer de boca. Feridas na boca que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, dificuldade para mastigar e dores persistentes são alguns dos sinais que merecem atenção e avaliação profissional.

Foto de Roseli

Roseli

Comentários