Cuiabá (MT), 27 de fevereiro de 2020

Blog

08/02/2020 12:06

Cuiabá passa a contar com pontos de entrega voluntária de vidro

A ação faz parte da proposta do Município de fortalecimento as políticas públicas de sustentabilidade

 
A Prefeitura de Cuiabá implantou, nesta quinta-feira (06), mais uma ação de incentivo à participação popular dentro das atividades de sustentabilidade. A partir de agora, os moradores da Capital podem realizar o descarte de recipientes de vidro, de forma segura e em conformidade com legislação ambiental. A iniciativa faz parte do programa Cidade Limpa e conta com a colaboração da empresa Central de Reciclagem.

Neste primeiro momento, os pontos de entrega voluntária de vidro estão distribuídos em 17 espaços. Para a implantação da atividade, a parceria estabelece que a Central da Reciclagem auxiliará na disponibilização dos compartimentos para depósito e o Município, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, fará o recolhimento dos materiais. O planejamento é de que, ao longo do ano, Cuiabá conte com pelo menos 50 locais de recebimento. 

"O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de fortalecer as políticas públicas de sustentabilidade. Desta vez, resolvemos focar no vidro que, apesar de 100% reciclável, pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente quando descartado incorretamente. Dentro desse trabalho temos ainda o compromisso de inserir tanto a iniciativa privada quanto a população no processo", comenta o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Conforme explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, o cidadão também terá um papel fundamental dentro da logística de recolhimento. "Teremos um monitor que passará frequentemente pelos locais e comunicará quando houver a necessidade da coleta. Além disso, disponibilizamos o telefone 3645-5518 para que a população também nos comunique sempre que os recipientes estiverem cheios", relata o diretor.

A proprietária da Central de Reciclagem, Mona Nídia Gadelha, destaca que todo material coletado passará por uma triagem e encaminhado para uma indústria de reciclagem. "Há seis meses começamos esse trabalho com o vidro, por observar que é um material que as pessoas têm dificuldade de descartar. Nessa parceria com a Prefeitura, nosso foco é a população que tem um frasco, um pote, uma garrafa, mas não tem onde depositar", pontua a empresária.

ONDE ESTÃO OS PONTOS?

Os pontos de entrega voluntária foram implantados nesta quinta-feira e já estão liberados para o uso da sociedade. O cidadão que deseja colaborar com o projeto, realizando o descarte dos recipientes, pode procurar um dos seguintes locais:

Praça Alencastro, Praça Caetano Albuquerque, Praça da Mandioca, Praça Popular, Praça 8 de Abril, Praça Ipiranga, Parque Tia Nair, Parque das Águas, Parque da Família, Parque da Nascente, Praça do bairro Terra Nova, Praça do bairro Jardim das Américas, Praça da República, Praça Bispo, Praça Santos Dumont, Centro Esportivo e de Lazer Sen. Jonas Pinheiro (Jardim Cuiabá) e Shopping Popular.

 

 
 

 

 

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo