Cuiabá (MT), 18 de novembro de 2019

Blog

03/11/2019 17:20

No dia do Pantanal, comitiva vai à Brasília pedir mais atenção para a maior planície alagável do planeta .

Um grupo formado por 30 instituições ambientais estará reunido na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no dia 12 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional do Pantanal, região de grande importância para a conservação da biodiversidade. O objetivo é conscientizar o poder público, organismos internacionais e a população em geral, de que o Pantanal sofre ameaças e precisa de políticas públicas de proteção mais efetivas.
A data foi instituída em 2008 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em homenagem à morte do ambientalista e jornalista Francisco Anselmo de Barros, que ocorreu na mesma data, em 2005. Francelmo, como ficou conhecido, dedicou-se durante 25 anos à luta pela preservação do Pantanal.
No evento, serão apresentadas as principais ações de iniciativas e projetos de conservação, publicações e exibições de teasers de documentários. A programação ainda inclui o lançamento do site do Observatorio Pantanal, plataforma que reúne informações sobre o bioma nos três países em que está localizado – Brasil, Bolívia e Paraguai, que poderão ser acessadas pelo público acadêmico e sociedade em geral.
Apesar do alto grau de conservação do Pantanal, em comparação com os outros biomas brasileiros, este está longe de ser considerado totalmente protegido. A região está exposta a muitas fragilidades, como já mostraram vários estudos. Os incêndios florestais dos últimos meses causaram impactos ambientais ainda inestimáveis e, também, econômicos, para todos que dependem do bioma para o seu sustento. A degradação das nascentes, devido ao desmatamento, também é uma ameaça. Outro grande risco é a instalação de inúmeras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no planalto, que afetam diretamente a planície. Há também o assoreamento do rio Taquari, um desastre ambiental sem precedentes no Brasil, que resultou em imensos desertos inundados, onde antes já haviam sido áreas de pastagens produtivas. O Pantanal corre perigo, por isso, medidas para sua proteção são urgentes.


Quando: 12/11/2019
Onde: Câmara dos Deputados – Brasília (DF)
Plenário a definir
Programação:
14h-17h15 (Plenário)
17h30-19h30 (Lançamentos - Salão Nobre da Câmara)
19h (Coquetel)
Contatos para entrevista:
Marcos Tito – IUCN
Tel: 61 8431-6787
Fábio Eon Soares – UNESCO
Tel: 61 9975-4886
Christiane Caetano – SESC Pantanal
Tel: 65 9632-7489
Júlio Sampaio – WWF
Tel: 61 8437-4892

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo