Cuiabá (MT), 18 de novembro de 2019

Blog

27/10/2019 17:00

Conheça os 3 exames de imagem fundamentais para a prevenção da saúde da mulher

Especialista orienta sobre os exames que devem ser realizados em cada ciclo de vida da mulher

 

Uma imagem contendo pessoa, interior, vestuário, parede    Descrição gerada automaticamenteCuiabá, outubro de 2019 – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente no ano passado foram registrados cerca de 60 mil casos de câncer de mama. É o maior índice se comparado aos demais tipos de câncer que acometem pacientes do sexo feminino. A doença pode estar relacionada a fatores hereditários, como mutações nos genes BRCA 1 e 2, ou a fatores externos, como hormonais, reprodutivos e comportamentais.

 

Dentre os fatores de prevenção, destacam-se o controle da gordura corporal, a prática regular de atividade física, a amamentação e a manutenção de uma rotina equilibrada, com alimentação saudável, exercícios físicos e sono de qualidade.

 

Mesmo não havendo sintomas, como dor ou incômodo físico, o acompanhamento médico é fundamental para confirmar que tudo vai bem. Para Juliana Dallaqua, radiologista especialista em mama do Laboratório Cedic Cedilab – que integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica, conhecer o corpo também é importante. “Ao identificar qualquer anormalidade ou alteração, a paciente deve procurar o médico para acompanhamento”, afirma. No mês de outubro, a atenção com a saúde é voltada para a mulher, com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

 

Juliana esclarece que cada ciclo de vida requer um cuidado especial. “É importante que a paciente inicie as visitas ao ginecologista após a primeira menstruação. A partir daí, o médico definirá os protocolos de acompanhamento e a periodicidade dos exames que devem ser realizados”, explica. Para acompanhar o estado das mamas e, em caso de doença, obter um diagnóstico precoce “o indicado é que a paciente faça mamografias regularmente, a partir dos 40 anos. Para as mulheres que têm casos de câncer registrados na família, esse acompanhamento deve ser individualizado de acordo com cada caso”, completa.

 

A especialista elaborou uma lista com os principais exames de imagem relacionados à saúde da mulher:

 

Ecografia pélvica e mamária: deve ser realizada após a primeira menstruação. É importante para avaliar as condições dos órgãos reprodutores (útero e ovários) e glândulas mamárias;

Ecografia transvaginal: é indicada para pacientes que iniciaram a vida sexual;

Mamografia: deve ser realizada a partir dos 40 anos ou antes, caso haja indicação clínica. É importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama;

 

Sobre o Laboratório Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab – que integra a Dasa, é referência em Mato Grosso na realização de exames de análises clínicas, diagnóstico por imagem, patologia clínica e medicina genética – por meio da GeneOne, laboratório de genômica da Dasa. O centro diagnóstico nasceu da junção da Cedic Medicina Diagnóstica, fundada em 1995, com o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. São mais de 3 mil tipos de exames oferecidos, em seis unidades de atendimento, em Cuiabá e Várzea Grande. O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui corpo clínico renomado para proporcionar atendimento de qualidade. E, para garantir acesso à saúde de qualidade, o Cedic Cedilab atende ampla rede de convênios, além de oferecer tabela popular para pessoal que não têm plano de saúde e condições facilitadas de pagamento. Outra facilidade é o atendimento domiciliar, com isenção de taxa.

Mais informações em: www.cediccedilab.com.br

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo