Cuiabá (MT), 23 de setembro de 2019

Blog

30/08/2019 18:11

Dia Nacional de Combate ao Fumo: 90% das pessoas que desenvolvem o câncer de pulmão são fumantes

Até o final de 2019, serão registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão em decorrência do tabagismo, informa o INCA

  Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, cujo objetivo é conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos do cigarro para a saúde. Segundo relatório divulgado em julho pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil conseguiu reduzir em 40% o número de fumantes na última década. A pesquisa aponta que esta queda é resultado direto das ações implementadas no país, entre elas o tratamento do tabagismo, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a lei antifumo em locais públicos fechados e a proibição da publicidade nos meios de comunicação de massa. No entanto, apesar da redução, o tabagismo continua sendo a principal causa de morte evitável no mundo, segundo a OMS.

 

Para a pneumologista do Laboratório Cedic Cedilab, que integra a Dasa – líder brasileira de medicina diagnóstica, Tatiana Veloso, nunca é demais reforçar as informações sobre os males que o tabagismo traz para a saúde e, principalmente, motivar os fumantes a deixar o vício.

 “O tabaco é responsável por questões sérias como infertilidade, impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquites e doenças cardiovasculares. Bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou apresentar baixo peso após o nascimento. Além disso, os chamados fumantes passivos também possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como asma e pneumonia”, afirma Tatiana.

 

Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que mais de 150 mil mortes poderiam ser evitadas por ano no Brasil, caso o uso do tabaco fosse eliminado. Segundo o INCA, até o final de 2019 serão registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão, em decorrência do tabagismo. O Instituto alerta para o dado mais alarmante: 90% das pessoas que desenvolvem o câncer de pulmão são fumantes.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, há uma "tendência nacional de queda constante desse hábito nocivo para a saúde" no Brasil. Entre as capitais, as com maior prevalência de fumantes são Porto Alegre, com 14,4% das pessoas, São Paulo (12,5%) e Curitiba (11,4%). Cuiabá aparece em 15º lugar, com 7,5% dos brasileiros.

 

Pare de fumar agora e entenda como sua vida vai melhorar a cada semana
- 20 minutos após parar de fumar: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- 2 horas após parar de fumar: não há mais nicotina circulando no sangue.
- 8 horas após parar de fumar: o nível de oxigênio no sangue é normalizado.
- 12 a 24 horas após parar de fumar: os pulmões já funcionam melhor.
- 48 horas após parar de fumar: o olfato consegue perceber melhor os cheiros e há melhora do paladar.
- 3 semanas após parar de fumar: respirar é mais fácil e a circulação melhora. Pele e cabelos começam a ganhar brilho.
- 1 ano após parar de fumar: o risco de morte por infarto cai 50%.
- 5 a 10 anos sem fumar: o risco de sofrer infarto é igual ao de pessoas que nunca fumaram.

Sobre o Laboratório Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab – que integra a Dasa, é referência em Mato Grosso na realização de exames de análises clínicas, diagnóstico por imagem, patologia clínica e medicina genética – por meio da GeneOne, laboratório de genômica da Dasa. O centro diagnóstico nasceu da junção da Cedic Medicina Diagnóstica, fundada em 1995, com o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. São mais de 3 mil tipos de exames oferecidos, em seis unidades de atendimento, em Cuiabá e Várzea Grande. O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui corpo clínico renomado para proporcionar atendimento de qualidade. E, para garantir acesso à saúde de qualidade, o Cedic Cedilab atende ampla rede de convênios, além de oferecer tabela popular para pessoal que não têm plano de saúde e condições facilitadas de pagamento. Outra facilidade é o atendimento domiciliar, com isenção de taxa.

Mais informações em: www.cediccedilab.com.br

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo