Cuiabá (MT), 28 de maio de 2020

Blog

23/07/2019 20:09

Espetáculo que aborda violência doméstica estreia em Cuiabá

Os coletivos 'Coma a Fronteira' e 'Espectrolab', em parceria com o 'Centro Audiovisual Luiz Marchetti – CALM', apresentam a estreia do espetáculo 'Coió' neste final de semana (26 e 27 de julho), às 20h30, no CALM. Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser retirados, a partir desta terça-feira (23.07), no bar Metade Cheio. Este é o único projeto mato-grossense contemplado pelo Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia.

"Construir Coió me reconstruiu", revela Caio Ribeiro, que divide a direção com Douglas Peron e Luiz Marchetti. Douglas e Caio também protagonizam a encenação, na qual interagem com os relatos pessoais (gravados em vídeo e projetados em telão) das próprias mães, Rose e Avelina, que foram vítimas de violências relacionadas ao âmbito doméstico.

"O processo nos revelou, a mim e minha mãe, inúmeras imagens e turbilhões de memórias afetivas, materiais e energéticas que trouxeram uma calma até então inquieta", descreve Douglas. Sensação semelhante, assim como as próprias histórias de vida que se entrelaçam, é transmitida pelas palavras de Caio: "Foi essencial pra reorganização das minhas memórias e a tensão que elas carregavam. [...] Coió me tornou mais próximo de mim", reflete.