Cuiabá (MT), 28 de maio de 2020

Blog

19/08/2018 22:59

Concerto, para piano e orquestra, celebra os 300 de Cuiabá

A Orquestra Sinfônica da UFMT apresenta, nos próximos dias 25 e 26 de agosto, o “Concerto Tricentenário, com temas musicais cuiabanos para piano e orquestra. O arranjo é do Maestro paulista Jether Garoti Jr e terá como solista o pianista cuiabano Pedro Henrique Calhao, contando com a regência do Maestro Fabrício Carvalho.

O concerto foi uma encomenda do advogado e professor cuiabano Ernani Calhao a seu filho o pianista Pedro Henrique Calhao. O concerto conta com 3 movimentos. No 1º movimento – cidade verde – o apelo é épico. A abertura majestosa contempla variações do Hino de Mato Grosso, com acordes vibrantes e apoteóticos. Evoca as conquistas e o desbravamento das terras cuiabanas por Moreira Cabral, frente ao feroz Paiaguás. O 2º movimento – luz e fé – a temática é sacra e intimistas. Canta a religiosidade recorrendo aos hinos e louvações. O 3º movimento – festas e sol – um vivace em grand finale introduz os rasqueados. A obra é inédita. Muito embora os temas sejam do cancioneiro popular cuiabano, o diferencial é a sua roupagem erudita.

Com certeza o “Concerto Tricentenário” deverá marcar as comemorações dos 300 anos de Cuiabá. Por certo toda a Cuiabá estará presente, pois o trabalho tem um expressivo valor musical e sentimental.

O pianista Pedro Henrique Calhao iniciou seus estudos musicais em Cuiabá. Mudou-se para São Paulo em 1995, onde continuou se dedicando ao piano. Convidado pelo projeto “Música no Mube”, realizou dois concertos clássicos, com especial menção ao Memorial Argentina, em fevereiro de 2007. Atuou na Virada Cultural de 2007, com concerto no Memorial da América Latina. Em 2009 apresentou-se no projeto “Piano na Praça”, tocando obras de Astor Piazzolla, ao lado do maestro argentino Pablo Ziegler.

Venceu o concurso "Jovens Solistas" em 2010, e recebeu, como prêmio, um Concerto Solo com a Orquestra Sinfônica da UNESP.

Em 2011 estudou no Morley College, em Londres, como convidado de Tim Richards, na classe de Piano Jazz III.

Atualmente estuda a obra de Brahms com Zezé Carrasqueira.

É bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie atuou, por dois mandatos, como Conselheiro da Fundação Educacional, Cultural e Artística Eleazar de Carvalho.

Serviço

Concerto Tricentenário

Sábado, 25 – Ensaio aberto ao público – 9 h

Domingo, 26 – Concerto – 20h

Ingressos serão distribuídos na semana do evento. Sujeito à lotação do Teatro


Local: Teatro da UFMT

 

Contatos com Ernani Calhao

Fone: 11-99459-5555

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo