Cuiabá (MT), 28 de maio de 2020

Blog

29/03/2018 16:17

Brinde ao universo!

Quem tem sede de conhecimento e cerveja deve assistir ao ‘Fisicarium’

Quem gosta de astronomia e cerveja já tem evento ideal nesta quinta-feira (29.03), às 19h, em Cuiabá, é quando estreia um evento inusitado promovido pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Bar & Steakhouse Cervejarium. Trata-se do “Fisicarium”, ação que consiste em série de palestras a serem ministradas em nada menos do que uma cervejaria, no caso, a Cervejarium, daí a mistura do nome que mescla a Física com a cerveja.

 

A palestra desta quinta-feira terá como tema: "Nosso Universo Maravilhoso", a ser apresentada pelo professor, Alberto Sanoja, que, em seu currículo, traz experiência na área de Física, com ênfase em Cosmologia. Especificamente, seu interesse se concentra na área da Relatividade Geral, Inflação Cósmica e a Formação de Estruturas Cósmicas.

 

A palestra - que tem como objetivo ser mais uma das atividades do IF para o público fora da UFMT – vai tratar sobre a origem, evolução, composição e estrutura do Universo. “Começamos com esse tema por ser esse o mais cativante para o público em geral”, explica Sanoja. O grande objetivo é divulgar a física de uma forma bastante divertida, por isso foi escolhido um lugar descontraído fora da UFMT.

 

A ideia, segundo ele, é apresentar palestras sobre física neste local, por diferentes professores do IF da UFMT, quinzenalmente, às quintas-feiras, sempre às 19h. O espaço foi escolhido pelo fato de um grupo de professores de Física, frequentar o local e acharem ideal para uma atividade como esta. A palestra tem duração de 30 minutos e é dirigida para o público em geral. Isso porque o propósito é de que as pessoas tenham uma conexão com as ideias científicas básicas e saibam que a ciência está no dia a dia de todos e todos fazem parte do universo nesse “pálido ponto azul chamado Terra”, como classificou um dia o astrônomo, Carl Sagan.

 

Carlos Sandhas, proprietário da Cervejarium, conheceu os professores do IF com a frequência deles ao local e achou a proposta bem interessante porque é um público eclético que vai lá por ter música ao vivo como Pop, MPB, Pop Rock, Samba. “Ficamos nessa linha de música e acho que é bem o perfil acadêmico. Temos ainda cervejas e comidas artesanais como linguiça maturada na cachaça e linguiça bovina maturada na cerveja. Então, tudo ali tem um perfil um pouco mais alternativo do que o grande público conhece, até pelo tamanho do Cervejarium. Temos também cervejas comerciais que atraem o público e depois eles conhecem as artesanais que não são muito populares”, destaca.

 

“Achei proposta do Fisicarium interessante porque todos nós podemos e temos a oportunidade de alguma forma de apoiar a cultura e a ciência abrindo espaços para as pessoas conhecerem algo e até o trabalho que é desenvolvido na universidade. Hoje o público fica muito afastado de muitas coisas que vinham ocorrendo legais no país, principalmente feitas por pesquisadores, que são pessoas que têm informações a agregar no dia a dia de todos. Quinta-feira será perfeito! Quem estiver com a mente aberta entra na parte interna e assiste à palestra e, quem não quiser, pode ficar na parte de fora. Fica a escolha do cliente”, salientou Sandhas.

Cerveja e ciência

 

Para quem pensa que não tem nada a ver misturar ciência e cerveja saiba que a Budweiser, uma das marcas que são comercializadas na Cervejarium, firmou uma parceria em 2017, com a Estação Espacial Internacional para levar cerveja para Marte. A SpaceX levou, em novembro, 20 sementes de cevada para realizar experimentos de gravidade e germinação e outros ingredientes para a produção da cerveja. A ideia é que a cevada permaneça em órbita por um mês para ver como elas reagem ao ambiente e, com sorte, transformá-las em cerveja no espaço – e eventualmente em Marte.

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo