Cuiabá (MT), 28 de maio de 2020

Blog

14/12/2016 13:44

Fávaro solicita convênio para que MT tenha gestão de pesquisas do Pantanal

Outra solicitação que vice-governador fará em Brasília será para garantir o acesso a telefonia e internet em pequenos municípios de Mato Grosso

 

O vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (14.12), em Brasília, com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab. Na pauta da reunião está a solicitação de convênio para que a gestão das pesquisas do Instituto de Pesquisas do Pantanal (INPP) seja feita pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e a garantia de acesso a telefonia móvel para pequenos municípios de Mato Grosso.

A reunião está marcada para as 17h30. Acompanhado do senador José Medeiros e do professor Paulo Teixeira de Souza Júnior, um dos coordenadores da Comissão do Plano Científico que criou o INPP, Fávaro solicitará a assinatura de um convênio para garantir recursos do Ministério para o desenvolvimento das pesquisas.

O INPP foi inaugurado em setembro de 2013 e desenvolve atividades de pesquisa e pós-graduação. O Instituto ainda é ligado ao câmpus avançado do Museu Paraense Emílio Goeldi, apesar de ter sede no câmpus da UFMT. O INPP é um núcleo fundamental de formação de conhecimento científico e de estudo sobre a biodiversidade e a realidade sociocultural formada em meio a maior planície alagada do mundo. 

Internet

O vice-governador também irá tratar as demandas recebidas no interior do estado relativas à telefonia fixa, móvel e acesso a internet. A reunião terá a participação do deputado federal José Augusto Curvo.

Diante da relevância do assunto para o Estado, também será entregue ao ministro Kassab o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada em junho de 2014 para apurar as dificuldades para os operadores garantirem tais serviços de telefonia nos Distritos e pequenos municípios do estado. 

Como conclusão da CPI em 2014 foi proposto pelo seu presidente o Projeto de Lei nº 100/2014 referente ao Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas entre o governo do Estado, Prefeituras e Operadoras de Telefonia Celular. O Projeto prevê a viabilização de instalação de serviço móvel celular em 109 localidades rurais de Mato Grosso.

Fávaro tratará também do Projeto Piloto para Cidades Digitais, que tem o objetivo de modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio de tecnologia. O vice-governador irá sugerir o município de Lucas do Rio Verde para receber o programa.

Aviação

Finalizando a agenda em Brasília, às 19h30, Carlos Fávaro, acompanhando do secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, se reunirá com o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, para tratar do Programa de Aviação Regional e do Programa de concessão de aeroportos.

Saiba de tudo, antes de todo mundo. Inscreva-se em nossa newsletter

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo